Clínica de Psicologia ASF
Perguntas Frequentes

© Konstantin Timoshchenko | Dreamstime Stock Photos

1- Quem pode ser atendido pela Clínica de Psicologia da ASF?

Os pacientes da clínica são encaminhados através da rede de atenção básica de saúde da região Oeste. A própria Unidade de Saúde é responsável pelo agendamento e orientação ao paciente em relação ao primeiro contato com a clínica.

2- Que documentos devo levar no primeiro dia de atendimento?

Para o primeiro dia, é necessário comparecer com RG, CPF, cartão SUS e carta de encaminhamento entregue ao paciente pelo serviço de saúde.

3- Qual é o horário de funcionamento da clínica?

Os atendimentos são realizados de segunda-feira à sexta-feira no horário das 07h às 19h. Lembrando que atendemos com hora marcada previamente.

4- Por que me encaminharam para atendimento psicológico?

Se você foi encaminhado para atendimento psicológico pelo profissional da rede de atenção básica, foi identificado à importância de um auxilio técnico especializado em saúde mental, para ajudar a lidar com alguma dificuldade ou conflito emocional. Os atendimentos podem ser individuais, de casal, família ou em grupo. O direcionamento para os atendimentos citados acima é verificado com o próprio paciente, no primeiro dia ou em entrevistas posteriores.

5- Qual é a duração do tratamento psicológico?

A duração do tratamento psicológico é em torno de 16 sessões, contudo pode ter variações de acordo com a questão de cada um. É de responsabilidade do psicólogo que acompanha o caso avaliar a necessidade de prorrogação ou não do tratamento. Complementando, o tempo médio de duração da sessão é de 50 minutos para individual e 1h30 para grupo, semanalmente.

6- O que é psicoterapia?

A psicoterapia é um recurso de ajuda para favorecer o crescimento pessoal, onde se utilizam técnicas psicológicas científicas validadas pelo Conselho Federal de Psicologia, específicas de acordo com as necessidades e características individuais de cada pessoa, promovendo mudanças positivas efetivas. Existem diferentes abordagens, mas todas com o mesmo objetivo, promover o autoconhecimento e autodesenvolvimento em busca do equilíbrio e qualidade de vida.

7- Há confidencialidade nas sessões?

Todo psicólogo que aqui trabalha, exerce a confidencialidade das informações recebidas no espaço terapêutico, protegendo e respeitando a privacidade do paciente, conforme consta no nosso código de ética profissional.

8- Qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra?

A principal diferença é a formação acadêmica, o psiquiatra é o profissional que cursou Medicina e fez residência/especialização em psiquiatria. O psicólogo é o profissional que fez o curso de Psicologia e atua na abordagem teórica escolhida.

9- O psicólogo pode dar atestado?

Sim. “De acordo com a resolução do CFP n.º 015/1996, definiu que é atribuição da(o) psicóloga(o) emitir atestado psicológico para licença saúde, desde que haja um diagnóstico psicológico devidamente comprovado e que indique a necessidade de afastamento da pessoa de suas atividades de trabalho ou de estudo.” (mais informações no site http://www.crpsp.org).

10- A Clínica fornece declaração de comparecimento?

Sim. A clínica fornece declaração de comparecimento, carimbado e assinado pelo profissional que atende o paciente.

11- Eu tenho um amigo/colega que precisa de atendimento psicológico, mas não pertence à região Oeste para acessar a clínica. O que posso fazer por ele?

É possível entrar em contato com a clínica nos telefones (11) 3895-3205 / 3662-4275 para indicações de psicólogos parceiros e maiores esclarecimentos dos direcionamentos.

 

Font Resize