Clínica de Psicologia ASF realiza palestra: Caminho Amarelo

A Clínica de Psicologia ASF ofereceu aos profissionais de saúde, no dia 22/08/19 (quinta-feira), a vivência: “Caminho Amarelo: uma estratégia de educação em saúde para prevenção do suicídio” ministrada por Janaina Cristina Barêa de Assis - Psicóloga, Caroline Vieira dos Santos – Terapeuta Ocupacional e Maria Simone Cavalcante Pedroso – Assistente Social. Todas trabalham na Associação Saúde da Família – ASF, no programa do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF Jardim Mirna e Jardim Novo Horizonte, Zona Sul de SP.

Foi apresentado de forma inteligente e criativa, um jogo composto por várias fases (com atividades de lógica, estratégia, percepção e memória), para trabalhar a temática do suicídio de uma forma lúdica, com enfoque na orientação, prevenção e promoção de espaços de cuidado. A utilização de “games” em contexto de ensino-aprendizado é nomeado, dentro das propostas de Metodologia Ativa, como “gameficação”.

O jogo apresenta a história do setembro amarelo e possibilita reflexões sobre indicadores de risco, estratégias para o cuidado e serviços de apoio.

Pelo resultado da pesquisa, na margem de 89% dos participantes, consideraram uma vivência de ótimo aprendizado. Foi um tema denso, apresentado com leveza, criatividade e participativo. Com uma fila de espera para uma próxima vivência e sugestões de ampliar o jogo para os territórios.

Agradecemos às palestrantes que gentilmente aceitaram ao convite, aos participantes e organizadores.

Aguardem os próximos eventos!

Equipe da Clínica de Psicologia ASF

 

Font Resize