Bem-vindo à Associação Saúde da Família

saudedafamilia.org

 
 
 
 


PROJETO AGENTES IDOSOS DE PREVENÇÃO AO HIV/AIDS/DST







 

O Projeto Agentes Idosos de Prevenção ao HIV/AIDS/DST  é um  projeto que iniciou em 2010 com o apoio do prêmio Talentos da Maturidade, promovido pelo Grupo Santander na categoria Programas Exemplares. Hoje conta com o apoio da Johnson & Johnson  e da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo/ Programa de DST/AIDS. Este projeto  visa formar pessoas idosas como multiplicadores de prevenção dentro da comunidade e a promoção de  medidas de prevenção ao HIV/AIDS e outras DST através da adoção de sexo seguro entre pessoas acima de 60 anos.

COMO FUNCIONA...

A ação voltada para o próprio idoso como Agente de Prevenção contempla o pensamento de que pessoas idosas também são produtoras de conhecimento, capazes de influenciar culturalmente seu meio e, portanto, serem protagonistas do seu tempo.  Esses agentes de prevenção atuam por meio de palestras e distribuição de insumos em espaços que trabalham com o público idoso (Centros de Convivência, Unidades de Saúde, Instituições de Longa Permanência, Bailes voltados ao público idoso, entre outros). O projeto desenvolve suas atividades nas regiões Leste ( São Mateus e Itaquera) e Norte (Cachoeirinha e Brasilândia), servindo de modelo para expansão para  as demais regiões de São Paulo e outros municípios.

O PORQUÊ...

Sabe-se que o número de casos confirmados de AIDS em pessoas com idade acima de 50 anos, cresce no Brasil, como em nenhuma outra faixa etária.
De acordo com o Ministério da Saúde, em 2000 havia 693 pessoas acima de 60 anos infectadas, já em 2008 esse número subiu para 1.321. Os casos de AIDS em pessoas nessa faixa etária notificados no estado de São Paulo entre 1980 e 2009 foram 4.290 e no município de São Paulo foram de 1.239.
Vários países ao redor do mundo também apresentaram um aumento da incidência de AIDS na população acima de 50 anos. Os principais motivos que ocasionam o aumento de AIDS nessa faixa etária é o uso de medicamentos para disfunção erétil, e a não familiaridade das pessoas mais velhas com o uso do preservativo.

Assista o vídeo do projeto » clicando aqui «


Contato:

agentesidosos@saudedafamilia.org



© Copyright 2005, Comunicação Audiovisual ASF