Bem-vindo à Associação Saúde da Família

saudedafamilia.org

Sobre a ASF

Corpo de diretores
Equipe Técnica
Organograma
Estatuto
Títulos
Consultorias
Sobre a ASF (pdf-inglês)
Apresentação realizada pelo Dr. Davi Rumel - Diretor Presidente da ASF
 


SOBRE A ASSOCIAÇÃO SAÚDE DA FAMÍLIA




A Missão

A Associação Saúde da Família tem como objetivo principal a elevação da qualidade de vida humana através da promoção de atividades científicas, culturais, educacionais e literárias nas áreas de saúde, meio-ambiente, cidadania e desenvolvimento sócio-econômico de comunidades no Brasil e no exterior.


A Instituição

A Associação Saúde da Família (ASF) é uma instituição não governamental, filantrópica com sede na cidade de São Paulo. Atua na área de saúde pública em todo o território nacional. No ano de 2004 com objetivo de fortalecer as atividades nas regiões norte e nordeste, foi estabelecido um escritório na cidade Fortaleza, Ceará.

A ASF trabalha em estreita parceria com os setores público, privado e outras organizações não governamentais com objetivos similares. Participa em programas de atenção básica a população, e realiza assistência técnica na área gerencial de programas em saúde cooperando com a formação de recursos humanos, monitoria e avaliação de programas e projetos, Organiza e promove atividades educacionais como conferências, seminários, exposições como forma de divulgar os avanços técnicos e científicos no Brasil e em outros paises. A ASF também atua na realização de pesquisas qualitativas e quantitativas com objetivo de avaliar os seus programas e projetos e contribuir com a produção de conhecimento.


Dados históricos

A idéia de criar uma Organização não governamental dessa natureza surgiu em 1992 , atendendo à proposta da Family Health International de desenvolver projetos de Prevenção e Controle da AIDS no Brasil com recursos doados da Agencia Norte Americana para o Desenvolvimento Internacional.. Totalizando uma média de dois milhões de dólares doados por ano, durante cinco anos, e com a cooperação da Family Health International é estabelecida em outubro de 1992 a Associação Saúde da Família. Em seguida é assinado um termo de cooperação com a Family Health International, uma Instituição também não governamental, norte americana, com objetivo de implementar o Projeto AIDS Controle e Prevenção no Brasil também conhecido como projeto AIDSCAP. De 1992 até 1999 a Associação Saúde da Família implementou mais de 170 projetos de intervenção e pesquisa nas áreas de Saúde Reprodutiva e na Prevenção e tratamento ao HIV/AIDS /DST.

Nos anos de 1999 e 2000 visando responder as necessidades de se implementar programas na área de saúde pública, com a colaboração do Dr. David Capistrano da Costa Filho, a instituição passa por um processo de reorganização da sua diretoria. Na ocasião é criando um comitê técnico cientifico tendo como presidente o Prof. Dr. Adib Domingos Jatene.


Gestão

A estrutura de gestão da ASF é composta por um presidente, diretores, um comitê técnico cientifico assessor, um conselho fiscal, uma coordenação executiva e gerentes de programas e projetos.

Cabe a presidência da instituição, aos diretores, ao comitê técnico cientifico e a coordenação geral executiva a orientação geral da ASF e as decisões maiores da política técnica, administrativa e patrimonial.

O presidente da instituição é eleito por indicação dos diretores, ex-presidentes, membros do comitê cientifico e membros do conselho fiscal, para mandato de dois anos. O presidente é o representante legal da instituição.

O Comitê técnico cientifico é composto por 16 membros formado pelo presidente da instituição, pelo presidente do comitê cientifico, coordenação geral executiva e membros do comitê cientifico que tem o papel de orientar e cooperar com a ASF do ponto de vista cientifico e administrativo.
A coordenação executiva e os gerentes de programas e projetos têm como atribuição básica à implementação de dos programas e projetos da ASF.

Com mandatos de dois anos o presidente, diretores, membros do comitê cientifico tem mandatos de dois anos com possibilidade de reeleição, a partir de indicações da presidência, presidente do comitê cientifico e diretores.


Como trabalhamos

Tradicionalmente desde sua criação a ASF têm trabalhado em parceria com os setores públicos, privados, universidades, e outras organizações não governamentais na implementação de programas e projetos na área da saúde.

Este trabalho se dá por meio do estabelecimento de convênios com instituições públicas, outras ONG's, setor privado e doadores nacionais e internacionais.

Este convênio tem seguido basicamente três linhas: Cooperação na implementação da atenção básica à saúde; Projetos de Prevenção e Controle do HIV/AIDS/DST, saúde sexual e reprodutiva; e projetos e programas especiais na área de saúde pública.

Os projetos de prevenção e controle do HIV/AIDS tem sido realizados desde 1992 em parceria com o setor publico, não governamental e privado com recursos da USAID, Fundação Ford, Fundação MacArthur, Fundação Levis Strauss, Embaixada Britânica, Fundação Elton John e diversos doadores do setor privado no Brasil.

Em 2004 a área de responsabilidade social da Johnson e Johnson do Brasil iniciou apoio a projetos de prevenção ao HIV/AIDS nas cidades de São Paulo e Fortaleza.

Os projetos e programas especiais voltam-se para as necessidades de implementação de atividades inovadoras ou pontuais como o caso de construção de unidade básica de saúde com doação de recursos do setor privado em área carente da cidade de São Paulo, cooperação no cadastramento das pessoas e domicílios como parte da implantação do cartão SUS, estabelecimento e manejo de residência terapêutica para egressos dos hospitais psiquiátricos.

A decisão de a instituição participar, ou não, de um programa ou projeto é sempre tomada em função da necessidade da implementação das atividades para melhorar a qualidade de vida da população, para criar modelos de intervenção educativa e de assistência que possam ser expandidos para outras regiões do nosso país ou outros paises, e também é levada em conta à capacidade da instituição de desenvolver as atividades propostas com qualidade.

A Instituição tem como meta primordial trabalhar com resultados utilizando sempre a avaliação como mecanismo de aprimoramento do seu trabalho.


Desenvolvimento e Capacitação Institucional

Com objetivo de capacitar recursos humanos em áreas consideradas estratégicas do nosso trabalho e de nossos parceiros a ASF tem realizado ao longo dos anos investimentos consideráveis no sentido de assegurar que os seus quadros e de seus parceiros possam se desenvolver no desenho, implementação e avaliação dos seus programas e projetos. Coopera com o setor público e privado na modernização da infra-estrutura de saúde, na compra de equipamentos e na capacitação de recursos humanos para desenvolvimento das atividades de assistência e promoção à saúde com qualidade, ensino sobre o apropriado manejo de dados, informações, assim como desenvolve a capacidade de indivíduos e instituições para analisar o resultados de avaliação quantitativa e qualitativa nas diversas áreas de atuação.

A ASF tem transferido conhecimento na área de manejo financeiro de recursos através de software desenvolvido pela instituição, tem prestado assistência técnica no desenvolvimento de planos estratégicos e planos de trabalho, tem construído de forma participativa instrumentos de monitoria e avaliação dos programas e projetos que desenvolve em parceria com outras instituições. Realiza diversas atividades visando transferir tecnologias de trabalho e capacita indivíduos para o manejo apropriado de pacientes e da população em área de abrangência do programa de atenção básica à saúde.

© Copyright 2005, Comunicação Audiovisual ASF