Trabalho exitoso do PAVS Norte: "Projeto Futuro Saudável"

Nos dias 12 e 13 de Novembro de 2018, foi realizado no Centro de Convenções Rebouças o  II Fórum Internacional, X Fórum Estadual de Promoção de Saúde e VII Encontro de Experiências bem sucedidas em Promoção da Alimentação Saudável.

O projeto Futuro Saudável, realizado pelo PAVS da UBS Dra Ilza W. Hutzler, é um projeto que acontece na E.E Yolando Mallozze. Ele consiste numa horta que foi construída pelo APA em um espaço da escola e são realizadas atividades com os alunos. Em um primeiro momento é conversado com os alunos em sala de aula sobre a importância de consumir alimentos naturais, apresentamos alguns legumes e verduras, explicamos como construir uma horta e apresentamos as ferramentas. Posteriormente os alunos fazem o plantio das sementes nos canteiros, regam e depois colhem os legumes e verduras. No dia da colheita é combinado com a merenda da escola de incluir esse alimento na merenda do dia da escola.

Os resultados são muito positivos, pois no começo muitos alunos não tinham o conhecimento de onde vinham os vegetais, pensavam que vinham do mercado. Os pais já relataram para os professores que os alunos que não gostavam de comer vegetais, passaram a pedir para comer.  Uma mãe relatou que construiu uma pequena horta em um espaço em sua casa a pedido do filho.