"Homem: esse dia é seu. Venha se cuidar!"

Durante uma capacitação interna na UBS Brasilândia sobre o Guia do Homem, surgiu a ideia da realização de uma ação no território para a apresentação das questões contidas neste Guia.

A ação foi denominada "Homem: esse dia é seu. Venha se cuidar!". Aconteceu numa sexta-feira (27/07/2018 - das 16 às 19h), num espaço cedido pela comunidade na Rua Michihisa Murata.

O objetivo foi abordar os homens, população que pouco procura os serviços de saúde.

Apresentamos os seguintes temas: IST/AIDS, prevenção de doenças crônicas, tabaco e etilismo, câncer de próstata e mama e vacinação.

Metodologia: cartazes ilustrativos e palestras. Oferecemos testes rápido de HIV/Sífilis e vacinação do adulto. Ao final, foram sorteados brindes masculinos doados pela comunidade e arrecadados por ACS.

Resultado: Foram abordados 80 homens nas orientações, realizados 35 testes rápido de HIV e Sífilis (sendo 4 sífilis positivo) e 47 homens foram vacinados.

A equipe se sentiu muito realizada, fortalecida e estimulada com a participação de tantos homens e perceberam que é possível fazer o SUS de forma diferente.

Conclusão: saímos com um agendamento desta ação na comunidade do Tiro ao Pombo e com a certeza de que temos capacidade, profissionalismo e estímulos para realizar um ótimo trabalho nesse território tão vulnerável.